Ilha da Madeira

ilha da madeiraA Ilha da Madeira trata-se, na verdade, de um arquipélago com várias outras ilhas, dentre elas a Madeira, Porto Santo, as Desertas (três pequenas ilhas) e o sub-arquipélago das Selvagens, uma reserva natural composta por 04 pequenas ilhas.

Atualmente, possui mais de 270 mil habitantes espalhados por 11 Concelhos e 61 freguesias, sendo Funchal o maior concelho, com quase 115 mil habitantes.

Os madeirenses emigraram em grande número para Venezuela, Brasil, Estados Unidos e Canadá, especialmente no fim do século XVIII, início do XIX e após a Revolução dos Cravos, em 25 de Abril de 1974.

Destino turístico mundialmente famoso, é também conhecido pelo seu vinho, bordados, pelo cultivo da banana e por sua festa de virada de ano. Recebeu um certificado do Guinness Book por ter o maior espetáculo de fogo-de-artifício do mundo, na passagem de ano de 2006 para 2007.

Tive a felicidade de estar presente nessa festa com minha família e meu pai, nascido na Freguesia de Campanário, Concelho de Ribeira Brava, na Ilha da Madeira.

Maurício