Porto – Cidade de Portugal

Rio-DouroSegunda maior cidade de Portugal, o Porto detém características únicas e bastante peculiares. Possui um centro histórico extremamente charmoso, fácil alguém se confundir e pensar que está nos anos 30, 40 ou 50 – todos os letreiros comerciais são antigos e não há qualquer intenção de substituí-los. As ruas parecem lutar contra o progresso, manifestando extrema satisfação e aconchego no passado.

Vários brasileiros costumam dizer que estiveram “em” Porto, e não da forma correta, “no” Porto. Creio que a confusão seja criada por causa dos nossos “portos” brasileiros, geralmente palavras compostas: Porto Seguro, Porto Alegre etc. Em Portugal essa cidade já teve seu nome composto, “Porto Cale”, mas atualmente a cidade invicta (nunca conquistada) possui o nome simples e imponente de Porto, e nada mais.

Sede de um Distrito com o mesmo nome, o Concelho do Porto é formado por 15 Freguesias. É comum as pessoas dizerem que os antepassados vieram do Porto e não saber nada a respeito, o que pode dificultar as buscas pela certidão de nascimento ou de batismo. É ainda comum dizerem que o antepassado nasceu no Porto quando na verdade nasceu mais ao Sul, onde atualmente se encontra outro distrito, o de Aveiro.

Convém ainda frisar que o Porto de Leixões fica próxima a cidade do Porto. É deste local que partiram a esmagadora maioria dos portugueses que emigraram para o Brasil.

Maurício