Buscas de documentos em Portugal – 2ª Parte

Almond trees - Vila Nova de Foz CoaMuitas pessoas procuram a certidão de nascimento portuguesa de seu antepassado sem dispor das informações básicas necessárias. A maioria acredita que basta visitar Portugal para que o documento seja localizado de imediato.

Portugal possui 22 Distritos*, 308 Concelhos e 4.260 Freguesias**. Para que seja localizada uma certidão é essencial que se saiba o Distrito e o Concelho de origem do antepassado. Se a informação da Freguesia estiver disponível, a busca poderá ser rápida, com enorme chance de sucesso.

Recomendamos cuidado ao contratar pessoas que supostamente são capazes de localizar com facilidade documentos com informações incompletas, tais como “Trás os Montes”, “Porto” ou “Lisboa” através de um simples contato em Portugal. Uma busca deste tipo pode envolver centenas de freguesias e possuir custos bastante elevados. É sempre possível reduzir consideravelmente o tempo e custo de uma busca com pesquisas feitas inicialmente em casa e depois em órgãos diversos no Brasil. A busca em Portugal só deve ser iniciada em última instância, depois de esgotadas todas as alternativas existentes.

É também recomendável a orientação de um profissional especializado que conheça a Geografia e História de Portugal, além dos movimentos migratórios internos e externos ocorridos nos últimos dois séculos.

Leia também a 1ª parte desse texto sobre busca e localização de documentos.

Maurício