Cartão do Cidadão

Estação Ferroviária de Porto - São BentoO Cartão do Cidadão foi criado em 2007 e inicialmente testado nos Açores, sendo em seguida emitido no restante de Portugal. Atualmente, é também emitido na maioria dos consulados de Portugal espalhados pelo mundo.

É considerado um documento múltiplo, pois, além de substituir o antigo Bilhete de Identidade, reúne as funções de cartão de beneficiário da Segurança Social, cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde, cartão de contribuinte (equivalente ao CPF brasileiro) e o cartão de eleitor.

Projeto pioneiro na Europa e no mundo, já foi copiado por vários países membros da União Europeia e até mesmo pelo Brasil – o Registro Único de Identidade Civil brasileiro já deveria estar em circulação desde 2010, uma iniciativa do Governo Lula que, assim como o original português, trata-se de cartão magnético que contém em um microchip informações como o RG, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor, além da foto 3X4 digitalizada, da assinatura e das digitais de seu titular. Deve ser requerido exclusivamente pelo titular e ativado após o recebimento através de equipamento específico.

Maurício