Cidadania Portuguesa para Bisnetos – É possível?

Praia dos Três Irmãos. Portimao. Algarve, PortugalA pergunta requer informações adicionais para ser respondida de forma completa. É perfeitamente possível que bisnetos, trinetos, tetranetos e as gerações seguintes obtenham a nacionalidade portuguesa – se faz necessário apenas saber quem está vivo entre o português e a última geração interessada.

Se o filho e o neto do português estiverem vivos, ambos deverão obter a nacionalidade por atribuição para que o bisneto também tenha direito. A nacionalidade “passada” por atribuição não conhece limites ou restrições, seja em relação a sexo, idade ou número de gerações.

As restrições começam a surgir quando existe algum falecimento na família. Se o filho do português é falecido o neto terá que optar pela nacionalidade por naturalização, e em seguida deverão ser analisados alguns detalhes para sabermos se as gerações seguintes também poderão obter a nacionalidade.

Não existe fórmula simples a ser repetida sem critério, cada caso é particular e deve ser analisado com detalhes. Vários mitos são criados com base em orientações precipitadas com origem nos consulados de Portugal, sempre abarrotados de processos e sem tempo suficiente para analisar o caso familiar com a atenção adequada.

Maurício