Como e quando fazer buscas de certidões em Portugal

portoEste alerta já foi postado por inúmeras vezes em nossos grupos do Orkut e Facebook, mas sempre convém repetir. É completamente impossível localizar uma certidão em Portugal se não houver informações exatas ou aproximadas sobre o local de origem de seu antepassado. Muita gente sabe apenas que a pessoa nasceu em Portugal, desconhecem até mesmo o Concelho de origem. Às vezes, sabem dizer a região de nascimento (Trás os Montes, Beira Alta, Minho etc), que geralmente envolvem algumas centenas de freguesias. Ansiosos e desanimados, os interessados se deixam iludir por promessas vãs de sucesso neste tipo de busca. Gastam dinheiro e logicamente nada é localizado.

Algo pode ser afirmado com segurança: buscas nunca são garantidas, mesmo que as informações acerca da origem do português supostamente estejam completas e corretas. Se estas informações não estiverem completas, as chances de sucesso são mínimas, não convém gastar dinheiro em Portugal. As buscas devem sempre ser iniciadas no Brasil, onde os imigrantes portugueses geralmente viviam grande parte de suas vidas. Vários rastros podem ser seguidos para obter informações que aumentem consideravelmente as chances de sucesso na busca a ser feita em Portugal em uma fase final, depois de já obtidas suficientes informações.

Algumas dicas práticas:

1- Se for contratar um profissional, pesquise antes sobre o trabalho por este executado. Não é possível saber se alguma busca realmente foi feita, a palavra da pessoa é toda a garantia que o cliente possui.

2- Enviar e-mails para Conservatórias ou Arquivos Distritais com pedidos vagos não traz resultado. Nenhum funcionário público vai pesquisar dezenas ou centenas de livros para lhe ajudar, pois assim como o seu existem outras centenas de pedidos pendentes. O interessado geralmente recebe uma resposta padrão dizendo que nada foi localizado, mas o fato é que nada foi procurado.

3- Se o profissional diz que a busca é praticamente garantida, proponha um “contrato de risco”; ofereça pagar o dobro do valor pedido, mas apenas se ele conseguir localizar a certidão pretendida. Se ele tiver sucesso, todos ficam satisfeitos. Se nada for localizado, não haverá prejuízo de sua parte.

 

Maurício