Prazo de Conclusão e Custos dos Processos

costaQuase todas as pessoas que buscam nossos serviços costumam agir da mesma forma: apresentam algumas poucas informações básicas e logo querem saber prazos de conclusão e custos dos processos, como se fosse uma mercadoria de produção em massa exposta em uma prateleira de supermercado. É simplesmente impossível responder a este tipo de pergunta antes de conhecer os documentos básicos e as características de cada processo.

Processos de nacionalidade não podem ser tratados de forma genérica. Uma análise incompleta ou desatenta feita por profissional não qualificado pode ser altamente lesiva e comprometer o sucesso do pedido. Mesmo após mais de uma década de experiência com o assunto, nos surpreendemos com o que pode surgir através da documentação que nos chega às mãos. A riqueza das relações humanas e a falta de informações existente no passado geram situações completamente inesperadas que, por um simples detalhe, alteram todo o caminho normal de um processo de nacionalidade.

Se existe uma dica de ouro, aqui está: cada caso é único e deve ser tratado como tal. Podem existir dois casos semelhantes, mas nunca idênticos. Poderíamos enumerar experiências muito curiosas e aparentemente esdrúxulas – tais como dois irmãos que obtiveram a nacionalidade sem qualquer dificuldade e um terceiro não teve o mesmo direito, sendo todos filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Este e outros processos peculiares jamais devem ser iniciados através do Consulado de Portugal ou por intermédio de qualquer “facilitador” pouco qualificado.

A experiência e conhecimento da lei de um Advogado especializado é essencial para superar estas dificuldades sem a necessidade de retificações ou de qualquer sofrimento no decorrer dos processos.

Maurício