Tenho direito de obter a nacionalidade portuguesa?

rua augustaA pessoa pode ser neta ou filha de portugueses e não ter direito de obter a nacionalidade. Parece estranho? Sem dúvida parece, mas é a verdade.

Existem pequenos detalhes que podem complicar ou mesmo comprometer um processo de nacionalidade, fato desconhecido pela grande maioria dos interessados. O título desse artigo é uma pergunta que escutamos diariamente e nunca respondemos de forma taxativa, de imediato. No máximo podemos emitir um “provavelmente sim”, por uma questão de responsabilidade.

Temos um caso agora em andamento de uma pessoa que possui 10 (dez) irmãos, todos com direito garantido de obter a nacionalidade portuguesa – todos, menos ela. Parece estranho? Sem dúvida parece, mas é a verdade.

Todas as vezes que recebemos um e-mail com algumas dúvidas, respondemos este com várias perguntas para compreender o caso em pauta. Depois de satisfeita a nossa necessidade de informações, podemos com segurança dar orientações e pareceres, mas nunca antes disso.

Se um profissional lhe der uma resposta com toda segurança, antes de conhecer seu caso e analisar seus documentos, tome cuidado. O ideal é pesquisar mais sobre a competência e seriedade da pessoa ou da provável existência de uma bola de cristal.

Banner-Posts

Maurício