Trás os Montes – principal origem dos emigrantes portugueses no Brasil

Trás os MontesAo contrário do que muitos pensam, o local de onde vieram a maior parte dos emigrantes portugueses no Brasil não se trata de uma cidade, e sim de uma região, situada no nordeste de Portugal. Engloba os Distritos de Bragança, Vila Real, parte dos Distritos de Viseu e da Guarda, o que equivale a um total de 31 Concelhos e centenas de freguesias. Faz fronteira com duas regiões da Espanha, trata-se de região de temperaturas extremas e culinária excepcional, onde se destacam os enchidos, as migas, carnes de caça e outros, como a castanha, conhecida no Brasil como castanha portuguesa.

A grande maioria dos portugueses que vieram para o Brasil é originária do Norte de Portugal, seja do Minho (Braga e Viana do Castelo) ou de Trás os Montes. Partiram para o Brasil a partir do Porto de Leixões, em Matosinhos, por ser mais próximo do que Lisboa. Na época, uma viagem de 100km poderia representar vários dias em estradas precárias com pouquíssima estrutura.

Se a única informação disponível é que o antepassado português nasceu em Trás os Montes, há muito o que pesquisar, mas com algum critério toda pesquisa pode ser viável. Para maiores informações, entre em contato através do nosso site ou pelo e-mail [email protected].

Maurício